terça-feira, 7 de agosto de 2007

O sharif não gosta de agitar a casbah



Da FOX News: Irã prende 230 jovens presentes em um concerto de rock 'satânico'.

Irã prende mais de 200 fãs de música em um concerto de rock underground ao qual um oficial denominou de encontro "satânico" e autoridades acusaram os jovens de quebrarem a lei islâmica. Uma testemunha declarou no domingo que a polícia invadiu o concerto quando ele acabava no final da quarta-feira perto da cidade de Karaj, a cerca de 50 quilômetros a oeste da capital (do país).

"A polícia prendeu os jovens que se encontraram pra ouvir música em um jardim privado", disse a testemunha, que pediu anonimato por medo de uma retaliação do governo.

As prisões aconteceram durante uma campanha de supressão de "comportamento imoral" no Irã, onde fazer festas diversas ou concertos sem permissão tem sido proibidos desde a revolução de 1979 que levou os cléricos muçulmanos xiitas de linha dura ao poder.

Ligações às autoridades não foram imediatamente respondidas no domingo. Mas o promotor público em Karaj, Ali Farhadi, disse no sábado que aproximadamente 230 pessoas foram presas durante o concerto.

"Muitos deles eram jovens ricos que não tinham conhecimento da natureza satânica do concerto", Farhadi declarou à TV estatal. "Uma cantora, que estava cantando, e algumas bandas de rock e rap estavam entre os presos."

Homens e mulheres dançavam juntos durante o concerto, e algumas das mulheres não vestiam as roupas modestas e o véu islâmico obrigatórios por lei, declararam repórteres.

Os organizadores do concerto não estavam disponíveis para comentar o assunto.


Mais sobre o título: Wikipedia: "Rock the Casbah" by The Clash.

A música foi inspirada pelo banimento do rock no Irã sob o governo do Aiatolá Khomeini. A música traz um relato fictício do banimento sendo desafiado pela população, que prossegue "agitando a casbah" ("rock the casbah"). O rei (sharif) ordena que caças bombardeiem quaisquer pessoas que violem o banimento. Os pilotos ignoram as ordens e tocam rock nos rádios de seus cockpits.

0 comentários: