segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Stallman: consoles de videogames são imorais

Do Floating Point:

Sabe aquele Xbox 360, Playstation 3 ou Wii que você joga ou está querendo jogar no futuro? Pois é, chapa; segundo Richard Stallman, o Michael Moore da informática, você nunca deve jogar em consoles de videogames.

No final de uma entrevista para o site Groklaw:

Groklaw: Uma última pergunta. Estamos vendo mais e mais equipamentos, e estou pensando especificamente em consoles de games - Eu sei que meus filhos têm um em casa - onde não há --

Stallman: Eu não teria. Você tem que aprender como dizer não para seus filhos.

Groklaw: É verdade, é verdade, eu não negaria. Agora, não há Software Livre nenhum para equipamentos como estes [Correção: Yellow Dog suporta alguns consoles].

Stallman: É por isso que não há nenhuma forma ética possível na qual você use um (console), e portanto você não deveria possuir um.

Groklaw: Certo, eu acho que vou levar as crianças para andar de bicicleta mais freqüentemente.

Stallman: Seria muito melhor para eles.


É curioso que Stallman pense assim, visto que me lembro de uma palestra dele em 2001 na prefeitura de SP (logicamente, paga com dinheiro do pagador de taxas: o povo) na qual quando foi perguntado sobre a possibilidade de ser criado um hardware open-source, havia respondido que não era possível algo assim pela dificuldade em distribuir o hardware a um custo muito baixo.
Sendo assim, seria considerável da parte dele não criticar a produção de software para consoles porque ela não funciona de forma 'livre'. Afinal, quem pagaria por suporte e know-how de jogos?

Em todo caso, nada impede que Stallman e seus xiitas se divirtam jogando Indrema. Exceto que não. O mercado é livre para que eles tentem de novo.

Stallman é um fanático que pode condenar o movimento open-source, e se a FSF não considerar urgentemente em retirar os fundamentalistas anti-mercado da organização, ela pode muito bem implodir e ser ignorada no futuro próximo. TANFL.
Ou talvez seja esse mesmo o objetivo da FSF, através da GPLv3. Nunca se sabe, com tantos programadores dementes como Stallman por aí, talvez seja esse mesmo o objetivo.

1 comentários:

Anônimo disse...

Auuu, pagar por jogos � feio.

esses caras devem viver de bebedouro de col�gio e grama de pra�a, pelo menos � de gra�a