sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Hipocrisia tem limite? Ou não?

Como muitos já devem estar sabendo, Renan Calheiros, presidente do Senado, foi inocentado das acusações pelo mesmo Senado. Maiores detalhes sobre esta lástima política você pode ler por aí, eu recomendaria o Reinaldo Azevedo para isto.

Apesar de eu não estar tão decepcionado e revoltado como muitos por aí - afinal, caso Calheiros fosse deposto, outro tomaria o lugar dele, e provavelmente seria o Sarney (PMDB) ou Tião Vianna (PT), pelo que vários analistas políticos dizem - não creio que outro senador qualquer fosse melhor opção. Já imaginou um Senado liderado pelo Suplicy ou pelo Mercadante?

Mas não estou afirmando que "já que todos não prestam, que Calheiros fique". Só pelo papelão mostrado pelo senador draconiano em querer usar o Senado para criar uma CPI de investigação da Abril por causa das NOTÍCIAS da Veja é motivo mais que suficiente para prendê-lo, e o mínimo que se poderia esperar era a cassação. Por que não processar a Veja e a Abril pelas vias legais do Judiciário, como cabe a qualquer um que tenha ou não um mandato político e esperar o costumeiro prazo de anos de acordo com o mesmo Judiciário, ao invés de usar o poder para tal fim?
Sem mencionar as diversas maracutaias, notas frias, lobby, etc.
Mesmo que o Senado não se moralizasse após a queda de Renan, estes motivos eram mais que suficientes para retirá-lo do Congresso. Mas não foi o que aconteceu. Paciência. Mesmo porque, os processos contra ele continuarão.

Todavia, como se não bastasse tamanha cara-de-pau em usar o poder de forma tão vil e tão covarde em benefício próprio, ainda usa o site do Senado, custeado com dinheiro público, para alardear sua "vitória política". De lá:

Depois de inocentado no plenário do Senado Federal, o senador Renan Calheiros passou a receber milhares de mensagens de parabenizações, vindas de diversas partes do País. São mensagens de cidadãos, instituições públicas e privadas, organizações da sociedade civil e outros.
O volume de mensagens de felicitações é tão grande que a caixa de e-mail do senador não teve capacidade de receber todas. Vamos disponibilizar, diáriamente (sic), algumas mensagens, como uma forma de agradecimento, pelo apoio e força de todas as pessoas que defendem a justiça.
O Presidente Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado de Alagoas, foi um dos primeiros a cumprimentar Renan pela decisão do Plenário e encaminhou fax ao gabinete do senador, que transcrevemos abaixo.

Após essa introdução, vem uma carreata de mensagens de apoio transcritas no site. Se são reais ou não, isto não posso afirmar. Se fossem reais, eu diria que existem muitas pessoas desprovidas de raciocínio crítico e conhecimento da realidade. Se não fossem, eu diria que trata-se de uso impróprio de patrimônio público e manipulação da mídia pública. Escolha tua hipótese entre estas duas, pois outra não há.

O que é inegável neste caso, qualquer que seja a hipótese, é a tamanha cara-de-pau de um político. E isso não é o limite, existem piores. Haja hipocrisia!
Em todo caso, quem quiser mandar um recado ao senador sobre sua absolvição, eis aqui os telefones e e-mail:
(61) 3311-2261/2262
(61) 3311-1695
renan.calheiros@senador.gov.br

Depois desse mar-de-lama, só resta melhorar um pouco - bem pouco mesmo, quase nada - o nível deste post com uma foto vox-populi:


Gabeira dando um soco em Tião Vianna, soco este que até pareceu convincente. Pena que foi tudo encenação, pois logo voltaram a ser amicíssimos, desculparam-se e ainda por cima rolou até beijinho do Gabeira no Tião. É a velha política do "vale tudo no amor e na guerra".

0 comentários: