sábado, 15 de agosto de 2009

A Minha Imagem de Tua Imagem

Semana passada houve o comentário de Reinaldo Azevedo sobre a proibição de crucifixos em repartições públicas.

Até fiz um comentário no blog dele sobre o assunto mas ele o bloqueou, supostamente alegando “desrespeito” a esta imagem da Igreja Católica. Claro, é um direito pleno dele e não o critico por isto, enquanto seu blog não tiver financiamento perdulário do estatossauro orçamentívoro. E pouco me importa o bloqueio de meu comentário lá, de qualquer maneira. Farei-o aqui mesmo, só por poder fazê-lo e achar o assunto interessante.

Primeira e fundamentalmente, admitamos todos, que enorme e execrável mau gosto alguém teria em usar de uma imagem de um cadáver crucifixado em qualquer lugar, mais ainda em uma instituição pública? É algo que traz ojeriza a qualquer um que tenha um mínimo de bom senso. Um cadáver pendurado na parede é uma idéia que lembra aqueles contos grotescos de H.P. Lovecraft. Duvido que até mesmo Reinaldo Azevedo ache que um cadáver seja um símbolo “respeitável” a esse ponto. É algo que tende à insanidade. Reconheço existir gente insana que goste de ver cadáveres expostos em uma parede, como existem os que, sei lá, gostam de dirty sanchez, mas não quer dizer que deva-se praticar dirty sanchez na rua.

Segundamente, se Azevedo alega improcedente a proibição de cadáveres crucifixados nas paredes aos olhos de todas as pessoas, desta forma:

crucifixo

também deveriam ser permitidos nas mesmas paredes e locais diversos de exibição pública coisas como:

Estrela de Davi

File:Star of David.svg

Mezuzah

File:Mezzuzah1.jpg

Carranca do Rio São Francisco












Estátua de Buda

Maneki-Neko

File:Maneki Neko Bank.JPG

Suásticas

File:HinduSwastika.svg

e, claro, até mesmo símbolos comunistas de foice e martelo e estrela vermelha, por que não?

File:Communist star.svg

Aonde iria a 'liberdade de expressão' dos cristãos, tão alegada e defendida por Reinaldo Azevedo, a ponto de tolher a liberdade de expressão dos outros que admiram as idéias representadas por estes símbolos, que são muito menos grotescos e abomináveis na estética?

Quanto a mim, pessoalmente falando, eu sugeriria a exposição de model kits de robôs gigantes japoneses.

Ecchi Mecha

O que seria bem mais estético e menos agressivo ao bom senso do que cadáveres expostos em paredes, logicamente. Não sei se concordam, mas sei que ou deve haver uma liberação geral para qualquer símbolo religioso ou ideológico exposto em público, ou proíbem-se todos eles. Não faz sentido dizer que o cristianismo "atualmente não se impõe mais a ninguém" sem a devida reciprocidade. Aliás, os argumentos dos leitores autorizados pelo Azevedo demonstram o quão errado ele está também neste aspecto.

Favor melhorar mais os argumentos, Azevedo.

3 comentários:

Rafael Brito disse...

Uma curiosidade: O que vale mais para você?
Algo que:
vale um EUA
vale uma Europa
vale uma Asia
vale um Brasil

?

abracos

Kosher-X disse...

Pensei que era bem óbvio, mas está nesta escala de valores mesmo, do maior para o menor.

Quaisquer outras dúvidas a este respeito, favor ler Democracia na América, de Alexis de Tocqueville.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Da_Democracia_na_Am%C3%A9rica

Matheus Santos disse...

Cara, o ponto pra mim é:

Símbolos religiosos não devem ser exibidos em lugares de criação ou administração estatal, como as tais repartições públicas.

De resto, tu coloca o símbolo que quiser.

ABS.